E, considerando que o cenário não tende a mudar tão cedo, vale a pena contar com algumas dicas que ajudam a reduzir o consumo dos carros. Isso tudo, para não precisarmos mantê-los parados na garagem e enfrentar as distâncias a pé.
Então, para te ajudar a continuar usando o seu carro, gastando o mínimo possível com combustível, nós organizamos uma lista com 5 dicas práticas, que são eficientes na redução do consumo.
Veja quais são e coloque-as em prática a partir de agora!
Antes de te darmos as dicas de como economizar combustível, vale a pena que você entenda o porquê dessa situação estar acontecendo.
A gasolina é fabricada a partir do petróleo, que é a sua principal matéria-prima. O petróleo, por sua vez, é importado pelo Brasil e pago em dólar.
Com o dólar mais alto, consequentemente o preço do barril de petróleo aumenta. Logo, o preço da gasolina sobe.
E as frotas que abastecem os postos de todo o país, que também são abastecidas por esse combustível caro, repassam o valor no frete.
Tudo isso influencia diretamente o custo da gasolina que é praticado na bomba e que te assusta a cada vez que precisa abastecer.
O etanol, por sua vez, é um produto de exportação. Quanto mais ele é vendido para fora do país, mais recai numa lei básica de mercado: há menos oferta aqui, logo o seu preço aumenta.
E, por fim, ainda inserimos impostos, taxas e tarifas sobre esse custo, que já é alto.
Essa é uma explicação bem simples do motivo de o combustível estar tão caro, mas que já te ajuda a compreender melhor os fatores que influenciar no preço cobrado.
Agora, chegamos à parte que realmente interessa: como economizar combustível!
Essencialmente, vale reforçarmos algo básico: é impossível que você não gaste combustível, se o seu carro está rodando. Por isso, não dá para fazer nenhum milagre.
Mas, dá para reduzir o consumo ao máximo, apostando em boas práticas que, além de te ajudar a economizar em álcool ou gasolina, também serão úteis para manter a saúde do seu carro.
Veja quais são:
A primeira e mais inteligente dica que podemos dar para quem não deseja gastar muito com combustível, nem agora e nem quando os preços se tornarem mais atraentes, é ter um carro que não consuma muito.
E se você acha que isso é irreal, está enganado. São os famosos carros 1.0!
Eles são menos potentes, mas isso acaba por gerar um consumo menor de combustível. Afinal, a rotação do motor está diretamente relacionada com a quantidade de combustível que o alimenta.
Então, uma maneira de manter a conta do posto mais baixa, é usando veículos desse porte.
Inclusive, eles costumam ser mais baratos para a aquisição, tornando-se ainda mais vantajosos.
Combustível de má qualidade acaba rendendo menos, sabia? Aí, você acaba recaindo naquela famosa e desagradável situação de que o “barato sai caro”.
Por vezes, abastecer em locais sem procedência, que não comercializam combustível qualificado, pode ocasionar mais consumo.
Isso porque o motor acaba precisando de mais energia para poder manter o seu funcionamento normal.
Além disso, os combustíveis adulterados ainda geram enormes riscos na saúde do motor do seu veículo, sujando componentes e os estragando.
Isso irá exigir que você faça a reposição de peças e gaste ainda mais.
Falando em manutenção, mantê-la sempre em dia também é uma forma de economizar combustível.
Isso porque alguns componentes do veículo acabam por interferir no consumo, como é o caso de alguns filtros e velas.
Por isso, vale a pena investir em visitas frequentes nas oficinas, para garantir que o motor do seu carro estará rodando direitinho.
Sem sofrer e sem precisar “puxar” muito combustível, o consumo acaba sendo reduzido consideravelmente.
Algo que pouca gente sabe, é que o ar-condicionado é um verdadeiro vilão no consumo de álcool e gasolina.
É um conforto que, se você está fazendo de tudo para diminuir os custos com combustível, deve abrir mão o mais rápido possível.
Esse opcional do carro funciona por meio de um compressor, que é alimentado pelo motor do veículo. E como o motor é alimentado por combustível, logo, ele também exige isso.
Portanto, avalie se é realmente necessário usar o ar condicionado do carro. Se você está tentando economizar álcool e gasolina, talvez esse seja um meio de alcançar um resultado melhor na bomba.
Por fim, a nossa última dica de como economizar combustível é relacionada a uma prática de bom uso do seu veículo.
O ato de dar uma “arrancada”, que é sair em alta velocidade logo de início, após se manter em repouso, é algo que exige demais do motor.
Para que ele consiga responder ao comando, acaba usando uma grande quantidade de combustível e isso interfere diretamente no ponteiro, que cai, praticamente, de imediato.
E, além de gastar a sua rica gasolina ou álcool, isso também força o motor, podendo, inclusive, causar algum tipo de dano que o leve até a oficina.
Vale a pena apostar nessas boas práticas, que além de te ajudar a reduzir o consumo e economizar combustível, também poderão garantir mais saúde para o seu carro.
Essas e outras dicas estão sempre disponíveis em nossas redes sociais e em nosso blog da Vigorito Volkswagen, confira e fique sempre por dentro.
E, você quiser ter ainda mais exclusividade no acesso de dicas e informações que vão te ajudar a não só economizar combustível, mas também a manter o seu carro sempre perfeito, baixe o nosso app, disponível para Android e iOS.