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História da Kombi: um carro que marcou gerações!

A Kombi foi um dos grandes símbolos de uma geração, além de ter marcado a história da indústria automobilística. Foram 63 anos até o último exemplar fabricado em 2013, com muitas recordações guardadas na memória dos brasileiros, como uma viagem ao litoral com os amigos.

Por isso, se você quer conhecer um pouco mais sobre a história da Kombi, veja a seguir e tire suas dúvidas.

 

Nome da Kombi

O projeto do carro Kombi começou a ser pensado na Alemanha, na cidade de Wolfsburg, que abrigava a sede da VW (Volkswagen) após à Segunda Guerra Mundial.

Por meio do oficial Major Ivan Hirst, do Engenheiro Alfred Haesner e de Ben Pon, que surgiu a ideia de criar um veículo que fosse eficaz, que pudesse revolucionar o transporte da época.

O nome Kombi, é uma abreviação de Kombinationsfahrzeug, uma palavra alemã que significa “veículo multiuso”. Todavia, a abreviação é um apelido criado no Brasil, em outras partes do mundo o veículo é conhecido como “Combi”, “Transporter” ou “Type 2”.

 

História completa da Kombi

Ao idealizar a Kombi, o holandês Ben Pon pensou em um veículo que pudesse carregar peso, mas que fosse leve, utilizando o conjunto mecânico do Fusca em sua traseira.

Os protótipos iniciais possuíam frentes lineares, mas tiveram a aerodinâmica prejudicada nos testes que foram realizados, eles foram chamados de “Tipo 29”.

 

Quando e onde nasceu a Kombi?

Na Alemanha, os primeiros esboços aconteceram na caderneta de Ben Pon, em 1947. Depois de 2 anos, a fabricação começou.

Sua carroceria era do tipo monobloco, com uma suspensão reforçada e o motor era de 1.1, com 25cv de potência, com sistema de refrigeração movida a ar.

A montadora VW ganhou destaque mundial devido a uma característica inovadora, o motorista ficava destacado na dianteira do veículo. Além disso, o motor estava localizado na parte traseira. Mesmo que o carro estivesse carregado ou com a lotação máxima de pessoas, não havia prejuízo na distribuição de peso.

Ela chegou às ruas em março de 1950, onde foi chamada de “Transporter”. A montadora criou dois modelos:

  • Kastenwagen: furgão com bancos removíveis e 3 janelas laterais;
  • Microbus: furgão com bancos fixos e 3 janelas laterais.

Dois anos depois da chegada às ruas, lançado um terceiro modelo, a Pick-up, que contava com uma boa área para transporte de volumes.

 

Chegada no Brasil nos anos 80

As primeiras unidades da Kombi chegaram ao Brasil apenas três anos após o seu lançamento oficial, em 1953, começando a ser montada pela Brasmotor (que posteriormente passou a ser Brastemp).

Em 1956, o grupo GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) e a VW deram início a construção da fábrica em solo nacional, na cidade de São Bernardo do Campo/SP.

Um ano depois da finalização da construção da fábrica, praticamente 50% das peças estavam sendo fabricadas no Brasil, mas a inauguração oficial ocorreu apenas em 1959.

Entre inúmeros lançamentos que ocorreram entre os anos 60 e 70, tiveram também várias modificações nos modelos principais.

Em 1981, chegou ao Brasil o modelo de Pick-up movido a Diesel, onde seu motor era de 1600 com refrigeração à água, levando a mais uma modificação.

Mas, os anos foram passando, novos modelos e modificações foram surgindo. Veja a linha do tempo completa a seguir.

 

Linha do tempo: Kombi Brasileira

Conheça um pouco mais sobre a trajetória da Kombi no Brasil e os modelos que marcaram época ao longo de 56 anos em que ela foi produzida.

1957  - Kombi 00001

O primeiro modelo fabricado no Brasil, em 2 de setembro de 1957, responsável pela inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.

1961 - Kombi 6 Portas

Esse foi o primeiro lançado com 6 portas, em 1961, elas ficaram conhecidas como “segunda série”.

Isso porque ela passou por diversas modificações, como o marcador de combustível, transmissão com marchas em sincronia e o fim das bananinhas de sinalização.

1963, 1964 e 1965 Mudanças Visuais

O modelo de 1963 ganhou mais 2 janelas de cada lado das suas laterais e um vidro maior em sua tampa traseira.

Já o modelo de 1964 ganhou lentes novas de pisca dianteiro, substituindo as lentes que eram conhecidas como “tetinhas”.

Por fim, o modelo de 1965 ganhou uma grade maior de ventilação do motor com aletas direcionadas para o seu interior e a caixa de roda traseira ganhou vincos.

1967 - Novo Motor e Pick Up

O modelo trouxe um motor mais potente, com 1.500cc e com 44 cavalos de potência, aumentando sua força. No mesmo ano foi lançado o modelo Pick-up com cabine simples.

1968 - Diferencial Travante, 12 volts e parachoque sem vincos.

No modelo de 1968 foi incluído um opcional que era importante para a direção em estradas de terra, o diferencial travante, que fazia o bloqueio da roda que estava no giro falso, permitindo a transferência de força para outra roda que estava em contato com o solo.

1978 - Carburação Dupla e Junta Homocinética

Aqui, a carburação dupla estava sendo oferecida como opcional, com exceção do modelo Pick-up, que só havia com carburação simples.

1979 - Mudanças em detalhes

Pequenos detalhes foram modificados, como um novo sistema de aquecimento da cabine, que estava oferecida como opcional. Além disso, uma nova chave de ignição, logo VW clássica e emblemática no meio do veículo.

1981 - Kombi Diesel e Cabine Dupla

Em 1981, surgiram duas novidades, a carroceira com cabine dupla e o moto à Diesel, que permitia equipar a versão Furgão e as Pick-ups (cabine simples e dupla).

1982 - Parachoques Pretos

As mudanças em 1982 foram pequenas, a Kombi trouxe uma versão com os parachoques com uma pintura em preto, ao invés da clássica branca.

1983 - Mudanças técnicas, incluindo o freio a disco dianteiro e nova versão Lotação

Um ano importante para as mudanças em função da segurança, como:

  • Adoção do freio em disco dianteiro;
  • Mudança na furação das rodas;
  • Alteração da alavanca de freio;
  • Cinto de segurança com 3 pontos;
  • Encosto de cabeça;
  • Rebaixamento da coluna de direção;
  • Novo design para o volante;
  • Lançamento da versão Lotação (com duas portas do lado direito individuais;

1987 - Fim de algumas versões

Já em 1987, foi um ano marcado por despedidas de alguns modelos, como:

  • Kombi Luxo;
  • Kombi Cabine Dupla;
  • Motor a Diesel.

1998 - Injeção Eletrônica

A Kombi entrou em um novo momento, devido à próxima fase do PROCONVE (Programa de Controle de Emissão de Poluentes), permitiu que o veículo passasse a contar com injeção eletrônica.

2000 - Fim da Pick Up

A produção da versão Pick-up foi finalizada.

2005 - Fim do motor a ar e Série Prata

Já em 2005, houve a retirada do motor a ar, já que não estava em concordância com o PROCONVE. E para a despedida, foi lançado a Série Prata, com apenas 200 unidades produzidas, que foram pintadas da cor prata light e com diversos detalhes em tons de prata e cinza.

2006 - Motor 1.4 refrigerado a água e flex

Em substituição ao motor a ar, em 2006, foi lançado o motor 1.4 que era derivado do Fox/Polo, com a tecnologia Flex, potência de 80cv, que podia ser abastecido com álcool e gasolina.

2007 - Edição 50 Anos

Lançada uma edição comemorativa aos 50 anos de produção do Brasil, com apenas 50 unidades que foram numeradas, com uma pintura diferenciada nas cores Vermelho Bonanza e Branco Cristal. Considerada como a série mais rara das linhas especiais produzidas pela Kombi.

 2013 - Final de produção e a Série Especial Last Edition

Em dezembro de 2013, a VW anuncia o final da produção no Brasil da Kombi. Mas, para fechar com chave de ouro, houve o lançamento da série Last Edition, com 600 unidades (iniciais), e depois dobrou a produção para 1200 unidades, o modelo contava com uma saia e blusa em azul e branca, com toques retrô. 

A Kombi entrou para a história, considerada um dos veículos mais queridos do mundo!

 

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