Por isso, se você quer conhecer um pouco mais sobre a história da Kombi, veja a seguir e tire suas dúvidas.
O projeto do carro Kombi começou a ser pensado na Alemanha, na cidade de Wolfsburg, que abrigava a sede da VW (Volkswagen) após à Segunda Guerra Mundial.
Por meio do oficial Major Ivan Hirst, do Engenheiro Alfred Haesner e de Ben Pon, que surgiu a ideia de criar um veículo que fosse eficaz, que pudesse revolucionar o transporte da época.
O nome Kombi, é uma abreviação de Kombinationsfahrzeug, uma palavra alemã que significa “veículo multiuso”. Todavia, a abreviação é um apelido criado no Brasil, em outras partes do mundo o veículo é conhecido como “Combi”, “Transporter” ou “Type 2”.
Ao idealizar a Kombi, o holandês Ben Pon pensou em um veículo que pudesse carregar peso, mas que fosse leve, utilizando o conjunto mecânico do Fusca em sua traseira.
Os protótipos iniciais possuíam frentes lineares, mas tiveram a aerodinâmica prejudicada nos testes que foram realizados, eles foram chamados de “Tipo 29”.
Na Alemanha, os primeiros esboços aconteceram na caderneta de Ben Pon, em 1947. Depois de 2 anos, a fabricação começou.
Sua carroceria era do tipo monobloco, com uma suspensão reforçada e o motor era de 1.1, com 25cv de potência, com sistema de refrigeração movida a ar.
A montadora VW ganhou destaque mundial devido a uma característica inovadora, o motorista ficava destacado na dianteira do veículo. Além disso, o motor estava localizado na parte traseira. Mesmo que o carro estivesse carregado ou com a lotação máxima de pessoas, não havia prejuízo na distribuição de peso.
Ela chegou às ruas em março de 1950, onde foi chamada de “Transporter”. A montadora criou dois modelos:
Dois anos depois da chegada às ruas, lançado um terceiro modelo, a Pick-up, que contava com uma boa área para transporte de volumes.
As primeiras unidades da Kombi chegaram ao Brasil apenas três anos após o seu lançamento oficial, em 1953, começando a ser montada pela Brasmotor (que posteriormente passou a ser Brastemp).
Em 1956, o grupo GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) e a VW deram início a construção da fábrica em solo nacional, na cidade de São Bernardo do Campo/SP.
Um ano depois da finalização da construção da fábrica, praticamente 50% das peças estavam sendo fabricadas no Brasil, mas a inauguração oficial ocorreu apenas em 1959.
Entre inúmeros lançamentos que ocorreram entre os anos 60 e 70, tiveram também várias modificações nos modelos principais.
Em 1981, chegou ao Brasil o modelo de Pick-up movido a Diesel, onde seu motor era de 1600 com refrigeração à água, levando a mais uma modificação.
Mas, os anos foram passando, novos modelos e modificações foram surgindo. Veja a linha do tempo completa a seguir.
Conheça um pouco mais sobre a trajetória da Kombi no Brasil e os modelos que marcaram época ao longo de 56 anos em que ela foi produzida.
O primeiro modelo fabricado no Brasil, em 2 de setembro de 1957, responsável pela inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.
Esse foi o primeiro lançado com 6 portas, em 1961, elas ficaram conhecidas como “segunda série”.
Isso porque ela passou por diversas modificações, como o marcador de combustível, transmissão com marchas em sincronia e o fim das bananinhas de sinalização.
O modelo de 1963 ganhou mais 2 janelas de cada lado das suas laterais e um vidro maior em sua tampa traseira.
Já o modelo de 1964 ganhou lentes novas de pisca dianteiro, substituindo as lentes que eram conhecidas como “tetinhas”.
Por fim, o modelo de 1965 ganhou uma grade maior de ventilação do motor com aletas direcionadas para o seu interior e a caixa de roda traseira ganhou vincos.
O modelo trouxe um motor mais potente, com 1.500cc e com 44 cavalos de potência, aumentando sua força. No mesmo ano foi lançado o modelo Pick-up com cabine simples.
No modelo de 1968 foi incluído um opcional que era importante para a direção em estradas de terra, o diferencial travante, que fazia o bloqueio da roda que estava no giro falso, permitindo a transferência de força para outra roda que estava em contato com o solo.
Aqui, a carburação dupla estava sendo oferecida como opcional, com exceção do modelo Pick-up, que só havia com carburação simples.
Pequenos detalhes foram modificados, como um novo sistema de aquecimento da cabine, que estava oferecida como opcional. Além disso, uma nova chave de ignição, logo VW clássica e emblemática no meio do veículo.
Em 1981, surgiram duas novidades, a carroceira com cabine dupla e o moto à Diesel, que permitia equipar a versão Furgão e as Pick-ups (cabine simples e dupla).
As mudanças em 1982 foram pequenas, a Kombi trouxe uma versão com os parachoques com uma pintura em preto, ao invés da clássica branca.
Um ano importante para as mudanças em função da segurança, como:
Já em 1987, foi um ano marcado por despedidas de alguns modelos, como:
A Kombi entrou em um novo momento, devido à próxima fase do PROCONVE (Programa de Controle de Emissão de Poluentes), permitiu que o veículo passasse a contar com injeção eletrônica.
A produção da versão Pick-up foi finalizada.
Já em 2005, houve a retirada do motor a ar, já que não estava em concordância com o PROCONVE. E para a despedida, foi lançado a Série Prata, com apenas 200 unidades produzidas, que foram pintadas da cor prata light e com diversos detalhes em tons de prata e cinza.
Em substituição ao motor a ar, em 2006, foi lançado o motor 1.4 que era derivado do Fox/Polo, com a tecnologia Flex, potência de 80cv, que podia ser abastecido com álcool e gasolina.
Lançada uma edição comemorativa aos 50 anos de produção do Brasil, com apenas 50 unidades que foram numeradas, com uma pintura diferenciada nas cores Vermelho Bonanza e Branco Cristal. Considerada como a série mais rara das linhas especiais produzidas pela Kombi.
Em dezembro de 2013, a VW anuncia o final da produção no Brasil da Kombi. Mas, para fechar com chave de ouro, houve o lançamento da série Last Edition, com 600 unidades (iniciais), e depois dobrou a produção para 1200 unidades, o modelo contava com uma saia e blusa em azul e branca, com toques retrô.
A Kombi entrou para a história, considerada um dos veículos mais queridos do mundo!